Resenha: O Casal que mora ao lado

quarta-feira, 4 de outubro de 2017
O Casal Que Mora ao LadoÉ o aniversário de Graham e a sua esposa, Cynthia, convida os vizinhos Anne e Marco Conti, para um jantar. Marco acha que isso será bom para a sua esposa, afinal, ela nucna sai de casa desde o nascimento de Cora e da depressão pós-parto. Porém, Cynthia pediu que não levassem a filha. Ela simplesmente não suporta crianças chorando. Marco ganrante que a bebê vai ficar bem dormindo em seu berço, afinal, eles moram na casa ao lado. Podem levar a babá eletronica e se revezar para dar uma olhada na filha. Tudo vai certo. Porém, ao voltarem para a casa, a porta da frente está aberta e Cora desapareceu. Logo o rapto da filha faz Anne e Marco se envolverem em uma teia de mentiras, que traz à tona segredos aterradores. 




❤ Autor:  Shari Lapena   ❤ Páginas: 294     Editora: Record


Anne é uma mãe de primeira viagem, insegura en su rol como esposa e ainda mais insegura em seu rol como mãe. Desde o nascimento de sua bebê Cora, Anne sofre de uma leve depressão pós parto e como se fosse pouco sente sua estima pouco à pouco decair mais. Especialmente na noite em que Anne junto ao seu marido Marco saem para jantar na casa dos vizinhos do lado, Graham e Cynthia. Tratando-se da casa bem ao lado, eles não pensam que será complicado deixar a pequena Cora dormindo sozinha por alguns instantes, afinal, à cada trinta minutos eles se alternam para certificar-se de que a pequena encontra-se bem. Porém, quando Anne e Marco retornam para casa, se deparam com o pior de seus pesadelos, Cora desapareceu de onde dormia, não há bilhetes, não há evidências e nenhuma testemunha.


O Casal que mora ao lado é um suspense psicológico voltado maiormente à um novo subgênero de livros de mistério, o domestic noir, que são história ambientadas dentro da própria residência do personagem. O livro nos apresenta uma mãe insegura e atormentada, que se sente culpada por haver deixado sua pequena filha sozinha por alguns instantes e um pai que tenta lidar com a esposa enferma e a filha pequena desaparecida. 
Narrado em terceira pessoa, conheceremos aqui três pontos de vista distintos, o de Anne, o de Marco e também o do investigador do caso, o detetive Rasbach.

Confesso que tive dificuldade com a narração em terceira pessoa. São poucos os livros que leio em terceira pessoa e me resulta dificil de inicio centrar-me na história e nos personagens através da voz deste narrador oculto que sabe todo o que está pasando. No entanto, a história está bem desenvolvida, e a tensão permanente consegue manter-se até o final. A autora introduz muitas reviravoltas na trama, que desmontam qualquer teoria inicial, e nos permite suspeitar de todos os personagens. Justamente por ser uma narrativa em terceira pessoa fica mais dificil conhecer à fundo os personagens e como consequência, terminamos por suspeitar até mesmo daqueles que deveriam soar como inocentes. 
Shari Lapena sabe jogar com a mente do leitor, e através das conclusoes de Rasbach por exemplo recebemos pequenas pistas que podem ou não ser verdadeiras ao final.
Achei interessante a maneira como o caso vai ganhando um contorno cada vez mais sombrio, até o ponto em que fica dificil para o leitor visualizar um final para este caso tão intrincado.

Imagen relacionada

No entanto, houve algo que me desconcertou bastante e foi precisamente o seu final. Não termino por entender porque a autora quis incluir coisas que, ao meu ver, foram desnecessárias à trama. É que a autora poderia ter encerrado de maneira magistral a trama em seu penultimo capitulo, no entanto prefiriu acrescentar um ultimo capitulo que, na minha honesta opinião, deixa a trama com um tremendo cabo solto sem responder à certas questoes já planteadas desde a metade da história.

Ainda assim, O casal que mora ao lado foi um suspense que conseguiu me prender e me manter em constante estado de alerta, esperando por uma pista da autora para desvendar o responsável pelo sequestro da pequena Cora. 
Seguramente indico este suspense para todos os que, como eu, não estão habituados a ler muita novela policial. A trama é interessante, imprevisivel e em certos momentos até mesmo sombria, perfeito para aqueles que estão iniciando a ler histórias do gênero.



Alice Duarte
25 invernos, Mãe de dois, Casada, Leitora compulsiva, Drama queen, Fashion victim, Coffee addict, Intento de blogueira. Autora do blog Um Blog Litteraire.

7 comentários:

  1. Olá, Alice.
    Eu prefiro mil vezes narração em terceira pessoa porque a gente não fica presa a visão do personagem narrador hehe. Me interessei bastante pleo livro, mesmo com essa ressalva sobre o ultimo capitulo. Se der eu vou ler ele.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Oi, Alice!

    Quero muito ler esse livro desde que o vi na livraria da minha cidade e li a sinopse. Leio poucos livros de suspense, então esse seria ótimo pra dar uma variada na minha TBR! Que pena que o final não te agradou tanto :(

    Beijos,
    Isa
    Viciadas em Livros
    Participe do Amigo Secreto Literário do Viciadas em Livros

    ResponderExcluir
  3. Oi Alice,
    Um livro interessante realmente, em alguns aspectos me lembra 'A Garota no Trem'.
    E acho que esse problema com o final, me faz desanimar um pouco da leitura.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Alice! Mega curiosa com esse livro! Eu não me importo muito em ser em terceira pessoa mas acho que a parte das pontas soltas e desessenciarias acabam pesando um pouco na trama.

    Gostei de saber sua opinião

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Oi
    que bom que gostou da história e eu não conhecia esse sub gênero, pena que ela não respondeu algumas questões que surgiram na história, mas ando lendo bons comentários do livro.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Nunca li esse livro, mas fiquei curiosa depois dessa resenha, adoro livros que mexem com o psicologico.
    bjos
    www.omundodatutty.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Alice!
    Desde o lançamento eu sou doida para ler esse livro.
    Espero que eu tenha a oportunidade lê-lo ainda neste ano.

    http://www.entrepaginas.com.br/

    ResponderExcluir

 
© Blog Resenha Atual - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo