Resenha: The Amateurs - Sara Shepard

quarta-feira, 11 de outubro de 2017
24974965"Eu preciso de algumas respostas sobre a minha irmã. Por favor, me ajudem...". Há cinco anos atrás, a estudante Helena Kelly desapareceu do quintal de sua casa, em Dexby, Connecticut, e nunca mais foi vista. Sua família teve que conviver com isso sem nunca haver recebido sequer um bilhete, e nenhuma resposta, sobre o porquê e quem matou Helena. Quando Seneca Frazier, uma estudante de dezoito anos, recebe a mensagem desesperada de alguém no fórum de casos arquivados, ela sabe que deveria tentar mudar as coisas. Na verdade, foi exatamente o popular caso do desaparecimento de Helena Kelly o que fez Seneca se sentir atraída em investigar de maneira amadora crimes não resolvidos. Essa foi a razão que a fez se tornar um dos membros mais ativos do Fórum de Casos Arquivados on line. Determinada em encontrar novas pistas no caso de Helena, ela aceita passar um feriado estudantil em Dexby, trabalhando no caso com a ajuda de sua melhor amiga no fórum dos casos arquivados, Maddy Wright. No entanto, no mesmo momento en que ela pisa na cidade de Dexby, muitas coisas saem do planejado e passam a dar errado. Maddy não é exatamente quem ou como ela esperava que fosse, e a irmã de Helena, Aerin, parece estar à ponto de desistir em aceitar qualquer ajuda. Além disso, Seneca também esconde seu próprio segredo, um segredo que poderia interferir na investigação caso saia à luz. Junto à Brett, outro usuário ativo do fórum, eles começam letamente a desentranhar os estranhos segredos que Helena ocultou semanas antes de seu desaparecimento. Mas o assassino está à espera... e parece determinado em fazer com que esse continue sendo um caso arquivado.  
❤ Autor:  Sara Shepard   ❤ Páginas: 320     Editora: Disney-Hiperion


Mais uma vez não consegui resistir e a brilhante Sara Shepard entrou na minha lista de leituras. Essa é a minha segunda leitura em Inglês (a primeira foi uma biografia) e confesso que apesar de ter alguma dificuldade em entender algumas palavras, num contexto geral foi uma leitura que fluiu bem e que conseguiu me prender até o final. E que final...

The Amateurs segue a mesma fórmula de outros livros já publicados pela autora. Um assassinato, um grupo de jovens que decide investigar por sua própria conta e um assassino disposto à atormentá-los de todas as maneiras possíveis. Em qualquer livro da autora, a sombra da sua obra-prima mais famosa Pretty Little Liars parece estar sempre à espreita, mesmo assim, apesar de usar a mesma fórmula de sempre, devo reconhecer que Shepard consegue com maestria manter o interesse do leitor. Seus mistérios são muito bem planteados, o argumento é bom e consistente, seus personagens são diferentes entre si e ao mesmo tempo parecem complementar-se, formando um grupo heterogêneo e bastante interessante, e o final é cheio de reviravoltas e momentos dramáticos, nos deixando com a curiosidade para seguir lendo a próxima continuação da série (que será publicada em Novembro de 2017, em Inglês).

Helena Kelly era uma jovem alegre e popular de Dexby. Uma garota aparentemente perfeita. Mas quando Helena desaparece misteriosamente e seu cadáver é encontrado algum tempo depois, a vida da familia Kelly desmorona, especialmente a vida da irmã caçula Aerin, que não consegue entender como sua irmã foi assassinada de maneira tão brutal.
Cinco anos depois, Aerin ainda sente o peso da morte de Helena. E por essa razão ela resolve pedir ajuda em um fórum conhecido na Internet, de detetives amadores dispostos a solucionar antigos casos arquivados. 
O caso de Helena Kelly chama a atenção de Seneca, uma garota de Maryland que entende diretamente a dor de Aerin. A mãe de Seneca também foi morta brutalmente, de maneira misteriosa. Seneca, juntamente com um casal de irmãos de Dexby, Maddox e Madison, e um amigo dos Casos Arquivados, Brett, vão unir forças para investigar o assassinato de Helena e assim de uma vez esclarecer o crime brutal.
Quanto mais os adolescentes remexem no passado de Helena, mais segredos escuros saem à luz e Aerin descobre que a pessoa que achou que conhecia pode ser muito diferente da verdadeira Helena.
Além disso, alguém parece estar incomodado com a investigação do grupo e parece estar disposto a acabar com qualquer nova descoberta que possa surgir.


Num primeiro momento, The Amateurs demorou pra me prender. Sara Shepard nos dá muitas descricoes, e seus personagens são na maioria das vezes jovens bem sucedidos, de familias ricas e sofisticadas. E para ajudar-nos a visualizar por completo esse mundo de glamour e poder, Sara utiliza vários capitulos apenas para narrar a vida privilegiada e de excessos de cada um de seus personagens. Depois de um certo momento, isso pode se tornar cansativo para o leitor. Especialmente para quem já leu outras séries da autora e já está acostumado com esse tipo de personagens. 
O grupo de protagonistas é bem diferente em quanto às suas personalidades e particularidades. De todos, Aerin foi com quem mais pude conectar, já que demonstra ser uma menina forte, mas que ao mesmo tempo deve lidar com duvidas e uma insegurança latente. 
Seneca passou por um grande trauma, e pode ser um pouco dura, rude e confusa, mas foi um personagem que passa por uma grande evolução até o final e me surpreendeu para bem, assim como Madison, a típica "it girl" que aos poucos consegue ganhar a simpatia do leitor. Brett e Maddox também são interessantes, embora ao meu ver resultaram em personagens um pouco mais fracos.

A narrativa de Shepard continua seguindo o mesmo estilo de outras séries que a tornaram famosa, e a ambientação segue sendo um dos pontos fortes da trama já que Shepard à todo momento procura trazer-nos detalhes que ajudam o leitor à situar-se neste mundo suntuoso e cheio de segredos por trás dos bastidores.
O final foi espectacular, a autora introduz várias reviravoltas que manterão o leitor em suspense por todo o momento, permitindo-nos ler os últimos capitulos sem sequer sentir o passar das páginas.

Certamente, The Amateurs segue o estilo de outros livros de Sara mas, ao mesmo tempo, possui algo de inovador, ao focar-se muito mais na investigação do crime do que em aspectos da vida pessoal de cada personagem. Se agradece que desta vez Shepard tenha mantido o foco constante no mistério planteado desde o inicio, permitindo ao leitor formar as suas próprias teorias para depois fazer-nos duvidar de cada uma de nosssas próprias conclusoes ao passo de cada capítulo.



Alice Duarte
25 invernos, Mãe de dois, Casada, Leitora compulsiva, Drama queen, Fashion victim, Coffee addict, Intento de blogueira. Autora do blog Um Blog Litteraire.

4 comentários:

  1. Oi, Alice!
    Eu amo a série PLL, mas nunca li nenhum livro da autora.
    Gosto muito de suspenses e do gênero policial.
    A trama me chamou a atenção e vou dar uma procurada para saber mais sobre os livros da autora.
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  2. Oi Alice,
    Engraçado que eu sou viciada em PLL (série), já os livros em si não me conquistaram.
    Então fico receosa de comprar algum livro da autora depois disso.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Alice!
    Nunca li nada da autora. Apesar de curtir livros teen, algo nos dela não me despertou aqueeele interesse. Mas fico feliz que você tenha curtido esse.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe das promoções em andamento e ganhe prêmios maravilhosos

    ResponderExcluir
  4. Oie
    Não estou lembrando desta autora, achei interessante a premissa do livro, mas acho que não faz muito o meu gosto de leitura.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 
© Blog Resenha Atual - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo