Resenha: Um Verão para recomeçar - Morgan Matson

sexta-feira, 28 de julho de 2017
Taylor Edwards nunca se sentiu importante, muito menos alguém que se destaca. Além disso, ela tem uma estranha mania de fugir quando as coisas ficam meio complicadas. No dia do seu aniversário, Taylor recebe uma terrível notícia: o pai dela está muito doente. Ela até tenta fugir novamente, mas agora sua familia precisa de toda a união e ajuda possível. Então eles tomam a seguinte decisão: passar o verão juntos na casa do lago. Taylor não vai à casa do lado, onde ela e sua familia passavam o verão, desde que ela tinha doze anos, e ela definitivamente nunca planejou voltar. No lago Phoenix, ela reencontra a sua ex-melhor amiga Lucy e Henry Crosby, sua primeira paixão. De repente, Taylor se vê cercada por lembranças que preferia ter deixado no passado. Apesar do medo e de querer fugir mais do que tudo, a única coisa que resta a ela é ficar com seu pai e enfrentar os dias da melhor maneira possível. Nesse verão em familia, vivendo momentos felizes e tristes, ao mesmo tempo, Taylor percebe que ela tem uma segunda chance de refazer laços familiares e até, quem sabe, poder viver um grande amor. Um Verão para recomeçar é um notável romance sobre esperança, amor e superação. 
❤ Autor:  Morgan Matson   ❤ Páginas: 352     Editora: Novo Conceito


Morgan Matson é uma autora que já havia chamado a minha atenção desde que li Amy & Roger Epic´s Detour, um delicioso YA que trata sobre uma road trip de dois adolescentes, que precisam resolver seus problemas, aceitar suas debilidades e recomeçar suas vidas. A escrita profunda e ao mesmo tempo tocante da autora já a tinha convertido em uma das minhas autoras favoritas no romance juvenil. Após ler Um Verão para recormeçar, Morgan definitivamente entra no meu Top 5 de autores queridinhos. 

Um Verão para recomeçar é muito mais do que um romance juvenil. Sim, o livro trata sobre o primeiro amor, a primeira decepção, as grandes amizades que se rompem e as dúvidas típicas da juventude. Porém, a história não se resume à apenas isso. Um Verão para recomeçar é uma homenagem às coisas mais simples da vida, uma mensagem preciosa que nos ensina à valorizar àqueles que amamos. Um Verão para recomeçar nos fala sobre a vida, mas também nos fala sobre a solidão, sobre a morte, sobre a culpa, sobre ressentimentos passados e sobre perdão, segundas oportunidades, recomeços. É um livro que te abraça, que fala com o íntimo do nosso coração, usando de palavras simples que deixam marca.

Resultado de imagen para summer friends wallpaper

Taylor aprendeu a fugir dos problemas. Isolar-se do mundo sempre foi a solução para quando as coisas pareciam fugir do controle ou ultrapassar os limites. Quando seu pai pede que toda a familia embarque em uma viagem de verão ao lago Fênix, um lugar que eles ja não visitavam à anos, Taylor sente o impulso imediato de fugir, ela não quer lidar com o passado que deixou naquele lugar. Porém, dessa vez a oportunidade de isolar-se não será possivel, e Taylor deverá lidar com a culpa de reencontrar pessoas que um dia foram importantes para ela, e que por conta de seus erros, acabou afastando de sua vida. Nesse caminho nos toparemos com Lucy e com Henry, a ex-melhor amiga e o primeiro amor de Taylor, duas pessoas que Taylor gostaria de poder esquecer, mas cujas vidas voltarão a entrelaçar-se com a dela. 

Nao há muito o que dizer. Um Verão para recomeçar é aquele livro que melhor lermos à cegas, sem conhecer previamente nenhum detalhe importante, pois a historia pouco a pouco nos envolve, a narrativa de Morgan Matson nos faz sentir as emoçoes e duvidas de Taylor e sua familia, e ao final dessa comovente historia restaram as lagrimas que teimavam em escapar dos meus olhos. Pois como já disse, a trama é uma verdadeira montanha russa de emoção e identificar-se com Taylor ou com sua familia é inevitavel. A autora nos apresenta personagens tão humanos que por muitos momentos nos enxergamos diretamente dentro deles, vivenciando aquelas mesmas experiencias. 
A maneira como a perda, a culpa e a própria morte são abordados na trama fazem a historia ser realista, dura e ao mesmo tempo enternecedora e cativante. 

Um Verão para recomeçar me fez sorrir em vários momentos, me fez vibrar em outros mais, e finalmente me fez chorar, porque tudo ali plasmado era demasiado real e humano, são diversas as situaçoes pelas quais passamos ou passaremos em algum momento de nossas vidas. E dar-se conta do inevitável que são certas coisas nos faz querer viver mais intensamente e valorar mais os pequenos momentos que são, na maioria das vezes, aqueles que ficam guardados em nossa memória até o fim. 




Alice Duarte
25 invernos, Mãe de dois, Casada, Leitora compulsiva, Drama queen, Fashion victim, Coffee addict, Intento de blogueira. Autora do blog Um Blog Litteraire.

5 comentários:

  1. Oi, Alice

    Eu adoro essas histórias que fazem a gente parar para refletir e dar valor àquilo que temos. Eu conheço a autora de nome, mas nunca li nada dela. Adorei a proposta do livro e super leria ele!!

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Alice,
    Quando eu leio que um livro já fez alguém chorar, eu já quero! E quero para ontem.
    HAHAHAHA
    Adoro histórias sensíveis e que envolvem o leitor.
    Beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi
    eu já estava querendo esse livro, mas depois da sua resenha fiquei com mais vontade ainda de ler ele, a história parece ser bonita e queria saber o porque dela querer fugir quando estava para ir ao lago.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Alice eu estou AMANDO e concordo com tudo que vc disse, é muito mais que um livro juvenil, tem temas bem abordados e adorei a protagonista, super torço por um final feliz para ela!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Que demais essa livro, parece ser muito bom pelo o que você disse... Adorei a resenha e a capa!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir

 
© Blog Resenha Atual - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo