Resenha: Esqueça o Amanhã - Pintip Dunn

quarta-feira, 19 de julho de 2017
Em uma sociedade onde jovens recebem uma visão de seu futuro quando completam 17 anos, todos têm uma carreira a qual dedicar seus esforços. Um campeão de natação, um renomado cientista, um chef de sucesso... ou, no caso de Callie, uma assassina.Em sua visão, a garota se vê matando a própria irmã. Antes que ela possa entender o que aconteceu, Callie é presa – e a única pessoa capaz de ajudá-la é Logan, uma paixonite de infância com quem não fala há cinco anos. Agora, Callie precisa descobrir uma forma de proteger sua irmã da pior das ameaças: ela mesma.





                             
                      ❤ Autor: Pintip Dunn  ❤ Páginas:384   Editora: Galera Record

Em Éden City, uma cidade futurística, todas as pessoas ao completar 17 anos recebem uma memória de seu futuro. A memória determina todo o rumo que aquele jovem deve tomar, se ele se vê como um grande ator, ele vai fazer de tudo para que a visão se torne realidade, mesmo que esse não seja o seu desejo. Porém, também existem as memórias ruins, que mostram assassinatos, mortes, crimes, e esse é o caso da nossa protagonista Callie.
“Às vezes parece que passei a minha vida inteira esperando fazer 17 anos. Meço meus dias não pelas experiências, mas pelo tempo que resta até receber minha memória, a memória, aquela que deve dar significado à minha vida”.
Callie é uma garota que sonha em ser uma grande chef de cozinha, sempre achou que sua memória a mostraria como uma grande cozinheira, mas não foi bem assim. Sua visão mostrou que ela mataria a própria irmã. Para impedir que a memória se realize, Callie se entrega as autoridades e é presa em um lugar conhecido como "limbo", lá ela conhece outras garotas em situação semelhante à dela e começa a perceber que o governo talvez não seja tão "bondoso" como parece e que ter se entregado foi a pior escolha que ela fez. 



Após esse mini resumo, já imaginamos que o livro vai ser uma super distopia, com vários acontecimentos marcantes e grandes feitos. Mas na realidade as coisas não foram bem assim, Pintip tinha uma ideia brilhante, personagens ótimos e um enredo que poderia ser muito bem aproveitado, mas nada disso aconteceu, grande parte do livro foca apenas no romance entre Callie e sua paixão de infância, Logan; o que faz com que tenhamos inúmeras cenas de Callie divagando sobre sua atração por Logan, sua beleza, sua vontade de beija-lo e etc. 

Não me julguem, quem acompanha o blog sabe que eu AMO um bom romance, mas acho que nesse livro a autora poderia ter abordado outros assuntos e deixado o romance em segundo plano, apenas como um complemento dos persongens. Ao meu ver, assuntos importantes como as pessoas paranormais, os fugitivos do governo que se exilaram em um lugar secreto, o sumiço do pai de Callie, entre outras coisas, poderiam ter sido bem mais explorados. Toda a parte de busca por repostas, de revolução, de "heroísmo", foi deixada em segundo plano em vista de um romance meio forçado e em momentos inoportunos.

Exemplar cedido pela editora

Apesar de toda essa minha reclamação, o livro não é todo ruim, foi decepcionante sim, mas a autora acertou na narrativa e na escrita, mesmo com a decepção, o livro ainda me prendeu na leitura, com uma escrita leve e fluída, que faz as páginas serem devoradas em poucos dias. Nos momentos finais do livro, algumas revelações começaram a ser feitas e o desfecho foi um mega gancho para uma continuação. Confesso que o final me agradou, apesar de eu não ter gostado do romance exagerado, estou empolgada pelas respostas que o segundo livro trará, com certeza lerei. 
“A esperança, por mais irracional que seja, é uma coisa poderosa. Quando as probabilidades estão contra nós, quando a batalha parece insuperável, pode ser que só a esperança nos faça continuar”.
 Enfim, "Esqueça o amanhã" não é a grande história que prometeu ser, mas é um livro muito bem escrito, que nos proporciona uma leitura bem agradável,  vale a pena vocês lerem, pois acredito que os próximos livros trarão grandes feitos e a série como um todo será muito boa. <3

SOBRE A SÉRIE: 

"Esqueça o amanhã" é o primeiro livro de um série com o mesmo nome. O segundo livro "Remember Yesterday" já está disponível para compra nos EUA e ainda não tem data prevista de lançamento no Brasil. 

Sarah Fernandes
Capricorniana, futura Arquiteta, amante dos livros, louca por um bom filme e uma bela xícara de café.

7 comentários:

  1. Oie
    Não seria muito o tipo de livro que eu leria, mas achei interessante a premissa.

    Bjs
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei a capa e a premissa, além disso adorei os pontos que mencionou, que a autora poderia explorar mais a história, além do romance, é sempre bom analisar dessa forma uma obra e ver o que pode ser melhorado. Amei suas fotos <3 perfeita composição!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Sarah!
    Menina, eu achei esse livro com mó vibes de Minority Report. Mas é uma pena que a autora não soube aproveitar essa premissa.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do Sorteio de Férias: cinco livros, um ganhador!

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Já tinha visto esse livro, mas não sabia do que se tratava. Adorei saber e fiquei bem curiosa para ler a obra, parece ser bem diferente do que estou acostumada...

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  5. Olá, acho que ainda não conhecia esse livro. Pela sua resenha, achei a premissa e os personagens interessantes, uma pena que tenha alguns pontos fracos.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, Sarah.
    Olhando a capa do livro lá e cima eu não tinha gostado muito, mas vendo ela aberta, gostei. E tinha me interessado muito pelo enredo. É uma pena que a história não foi bem desenvolvida. Já aconteceu isso comigo me vários livros. a ideia é ótima, mas o autor segue por outro caminho e acaba não agrandando tanto a gente. Não sei se leria ele.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Olá Sarah,
    Achei a capa maravilhosa, bem enigmática, gostei da dica
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir

 
© Blog Resenha Atual - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo