Resenha: Talvez um dia - Colleen Hoover

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017
Um dos livros mais comentados de 2015, nos Estados Unidos, este é mais um sucesso arrebatador de Colleen Hoover, autora das séries Slammed e HopelessSydney acabou de completar 22 anos e já fez algo inédito em sua vida: socou a cara da ex- melhor amiga. Até hoje, ela não podia reclamar da vida. Um namorado atencioso, uma melhor amiga com quem dividia o apartamento...Tudo bem, até Sydney descobrir que as duas pessoas em quem mais confiava se pegavam quando ela não estava por perto. Até que foi um soco merecido. Sydney encontra abrigo na casa de Ridge. Um músico cujo talento ela vinha admirando há um tempo. Juntos, os dois descobrem um entrosamento fora do comum para compor e uma atração que só cresce com o tempo. O problema é que Ridge tem uma namorada, e a última coisa que Sydney precisa agora é se transformar numa traidora.


                    ❤ Autor: Colleen Hoover  Páginas: 368  Editora: Galera Record

Sydney sai para sua sacada todo dia pontualmente ás oito horas para ver o vizinho tocar violão. Eles não se conhecem, nunca se falaram, mas todos os dias se encontram ali naquele horário, ele toca e ela canta letras que ela mesmo compõe. Sydney parece ter sua vida toda em ordem, um namorado carinhoso, uma melhor amiga com quem dividir o quarto, um emprego e o encontro com o garoto que toca na sacada vizinha. Tudo desmorona quando ela descobre que Hunter, seu namorado, e Tori, sua melhor amiga, estão transando pelas suas costas. Sem teto, sem bolsa, sem emprego e molhada da chuva, Sydney não sabe o que fazer, até que o vizinho da sacada a resgata e a leva para seu apartamento.

Ridge compõe músicas para sua banda, mas está passando por um bloqueio criativo. Sem inspirações ele toca músicas aleatórias em sua sacada toda noite e acaba ficando intrigado pela vizinha que canta suas músicas mesmo sem elas terem letras. Além disso, ele sabe que o namorado dela a traí com outra garota, mas não sabe como dizer isso a ela, afinal eles nem se conhecem. Após uma troca de mensagens simples entre os dois, uma amizade começa a surgir e Sydney acaba descobrindo a traição, com dó da garota que não tem para onde ir, Ridge a deixa morar no seu apartamento e em troca ela escreverá músicas para a banda dele.

O combinado parece ser mil maravilhas, mas além da amizade outros sentimentos vão surgindo entre os dois, e tudo pareceria lindo se Ridge não tivesse uma namorada. Sydney sabe o quanto uma traição dói e tudo que ela não quer é se transformar em uma Tori, mas fica cada vez mais difícil ignorar o sentimento que ela está nutrindo por Ridge ainda mais quando ele parece corresponder. Ridge ama sua namorada, ela é o amor da vida dele, mas então porque ele sente coisas inesperadas quando está com Sydney? Será possível se apaixonar por duas pessoas ao mesmo tempo?

“Os sentimentos são a única coisa em nossas vidas que nós não temos absolutamente nenhum controle.


A primeira coisa que eu tenho a dizer sobre o livro é: expectativa não é de Deus! .... Eu sempre vi todo mundo falar maravilhas da Colleen e eu era muito ansiosa para ler um livro dela, então quando comecei “Talvez um dia” minhas expectativas estavam altíssimas. Me justificando, não é que eu não tenha gostado da história, a escrita da Colleen é ótima principalmente nas partes dramáticas, mas eu não senti aquela empolgação toda que esperava sentir. Desculpem o desabafo, mas eu precisava dizer isso, estava entalado dentro de mim (hahaha).

O livro é narrado em primeira pessoa e alterna entre as visões de Ridge e Sydney. Como eu disse, a escrita da autora e a caracterização dos personagens estão ótimas, em alguns momentos eu parecia realmente sentir o que os personagens estavam sentindo.

Para explicar o que gostei na história, tenho que dizer que Ridge é surdo. Sim, ele tem essa deficiência e mesmo assim ele consegue tocar violão, compor e ter uma vida normal, isso foi o que mais gostei na história. Ver como ele se esforça para fazer as coisas e não deixa se abater pela surdez, além disso, ao longo do livro teve algumas explicações de como ele conseguia tocar o violão, sentir as notas e compor músicas, e essas partes foram incríveis e emocionantes.

Bom, sobre a trama em geral tenho que dizer que não gostei muito de como as coisas aconteceram. Eu entendi todo o receio de Ridge, ele tinha uma namorada que ele amava, que precisava muito dele, mas no final ele tomou algumas decisões em relação a Sydney que me magoaram um pouco e depois eu não consegui perdoá-lo. Não posso dizer mais para não dar spoilers, mas ele me decepcionou um pouquinho com suas atitudes.

''Talvez eu não seja o herói para ela que eu sempre tentei tanto ser, porque, agora, eu me sinto como se ela nem sequer precisasse de um herói.  Pra que precisaria?  Ela tem alguém muito mais forte do que eu jamais serei para ela. Ela tem a si mesma.''

Além de Ridge e Sydney, o livro ainda possui alguns personagens secundários que trouxeram um complemento para a trama. Hunter e Tori não aparecem muito, mas quando aparecem dá para notar que são duas pessoas bem altruístas e egoístas, que com certeza não mereciam a atenção de Sydney. Maggie é a namorada de Ridge, ela é um doce, super simpática, de bem com a vida, uma personagem impossível de odiar.  Warren e Bridgette também são moradores do apartamento de Ridge, os dois são umas figuras, Warren é um excelente amigo e por mais que tenha agido errado em algumas partes eu ainda o amei.

O livro é bem lento, mostra passo a passo a o conflito entre Ridge e Sydney, o quanto eles se esforçam para não caírem em tentação, o quanto lutam contra o amor. É uma narrativa cheia de altos e baixos, dor, superação, escolhas e reflexões. Para completar, ainda traz uma trilha sonora maravilhosa, que me encantou porque podemos acompanhar todo o processo de criação das músicas e como elas estavam transmitindo aquilo que os personagens estavam sentindo. A proposta de Colleen não foi fácil, e por isso acho que não consigo transmitir tudo que o livro nos traz, vocês devem ler e tirarem suas próprias conclusões e reflexões.

Por fim, o que tenho a dizer é que eu não sabia que nota dar para a história, de 1 a 5, eu escolhi o 4 por todo o desenvolvimento dos personagens e as partes emocionantes que a autora criou. Não posso concluir dizendo que amei ou que odiei. Posso dizer que, mesmo não tendo superado as minhas expectativas e que eu não tenha sentido o que esperava, “Talvez um dia” é uma trama com personagens que erram e que estão bem longe de serem perfeitos, mas que com certeza nos deixam reflexões e mostram que o amor pode superar barreiras inimagináveis. 


Sarah Fernandes
Capricorniana, futura Arquiteta, amante dos livros, louca por um bom filme e uma bela xícara de café.

11 comentários:

  1. Oi, Sarah!
    Também nunca li nada da Colleen Hoover e faz um tempinho que Talvez um dia está na minha lista do Skoob. Apesar de não ter dado 5 estrelas, sua resenha me incentivou a lê-lo em breve. Acho que Ridge e Sydney têm muito a me contar, rs.
    Beijos.
    Moleca de 20

    ResponderExcluir
  2. Oi Sarah, tudo bem?
    Eu já li Colleen e do livro que li eu gostei. Ainda não li esse, mas te confesso que a resenha não me despertou muita atenção e sua resenha ainda me deixou com o pé atrás. vai continuar na lista, mas não com muito prioridade.
    Devo dizer que é muito ruim quando nossas expectativas ficam muito altas por um livro e ele não corresponde. Te entendo.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi! Nunca li nada da autora e morro de vontade de conhecer sua escrita. Apesar de sua resenha não ser muito animadora, quero saber o que acontecera no final para esse casal. Afinal deve ser difícil magoar quem amamos. Bjos <3

    Click Literário

    ResponderExcluir
  4. Oi Sah
    Eu tbm não tinha lido nada da autora e comecei por este, e tbm não achei tudo isso, talvez pelo fato que eu não curto muito histórias que envolvem musica e letra de musica e essas coisas, mas o livro em si é bom.
    Depois deste eu li Novembro 9 e eu ameiiii, se ainda não leu, eu te indico.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Sarah!
    Realmente expectativas podem estragar toda a leitura. Várias vezes já fui enganada por causa dela.
    Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro da Colleen Hoover, então não posso dizer se gostei ou não... Mas peço para que dê mais uma chance para ela. E digo para que essa segunda chance seja com "Um Caso Perdido", pois é bárbaro!
    A escrita dela é magnífica e a criação dos personagens é ótima (pelo menos nesse livro...). Já li alguns outros dela que são muito bons, mas nenhum ainda chegou perto desse.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Sarah, eu tenho medo de ler os livros que as pessoas vivem comentando porque as vezes eu imagino que será uma coisa e acaba sendo outra né. Eu comprei esse livro e espero de verdade gostar dele. Por que a história tem tudo pra me agradar.
    P.S. lá no meu blog você pediu pra falar sobre minha opinião do livro A Guardiã de Histórias né, pois bem. Eu adorei do começo ao fim!A autora escreve bem, ela desenvolveu a história de uma forma, que conseguiu me deixar com o queixo caído no final do livro. Super recomendo!
    Beijokas
    [SORTEIO] Aniversário de 1 Ano: Livro - Perdida
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  7. Oi, Sarah!
    Eu gosto muito da Colleen, mas esse é um livro que não pretendo ler, justamente por conta de um detalhe na relação de Ridge e Sydney..
    Beijos
    Balaio de Babados
    Promoção Quatro Anos de Minhas Escrituras

    ResponderExcluir
  8. Ooi Sarah, tudo bom??
    A M O a escrita da Colleen (apesar de ainda não ter lido esse) mas ler um livro com expectativas altas sempre é um problema né, recomendo que você leia Um Caso Perdido que o mais conhecido e o melhor livro dela, o relacionamento dos personagens é muito melhor do que o do Ridge e da Sydney parece ser,
    Beijoos,
    Sétima Onda Literária

    ResponderExcluir
  9. Existem duas possibilidades pra sua experiência, Sarah. Ou você simplesmente não curte mesmo as histórias da Colleen, ou você começou pelo livro errado. Isso meio que aconteceu comigo. Todo mundo elogiava horrores a autora, aí resolvi ler Métrica, um dos mais famosos dela na época. Comecei, travei no começo e desisti. Simplesmente não ia. Tempos depois, resolvi ler Um Caso Perdido, dela também, e amei. Depois disso, foi amor eterno. Já li todos os livros dela, inclusive Métrica, e gostei, mas não tanto quanto dos outros. Talvez um dia foi um livro que eu também gostei, mas não amei. Não acho que seja um dos melhores dela. A indecisão do Ridge também começou a me irritar uma hora. Se você quiser arriscar mais uma vez nas obras da autora, eu indicaria O lado feio do amor ou Novembro, 9. São os meus preferidos dela. Torço pra que você dê uma segunda chance pra Colleen! Adorei a resenha, completa e sincera!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Sarah! Eu nunca li nada da autora, mas pretendo ler em breve. Gostei da sua resenha sincera, quando for ler vou levar em conta as ressalvas rs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  11. Oi Sarah,

    Eu adoro essa autora e esse é um dos poucos livros dela que eu ainda não li e tô atrás dele desesperadamente. Adoro livros que envolvam música e quando soube que um dos personagens era surdo ai que eu quis ler mesmo. Espero que eu goste, apenas dos pontos que contrários que você ressaltou.

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir

 
© Blog Resenha Atual - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo