Resenha: O Herói Improvável da Sala 13B - Teresa Toten

segunda-feira, 10 de outubro de 2016
Um livro repleto de momentos de profunda emoção e outros de inesperado humor, que explora as complexidades de viver com TOC e oferece perspectivas de esperança, felicidade e cura. Adam Spencer Ross, 14 anos, precisa lidar todos os dias com os problemas que resultam do divórcio dos pais e das necessidades de um meio-irmão amoroso, mas totalmente carente. Acrescente os desafios de seu TOC e é praticamente impossível imaginar que um dia ele se apaixonará. Mas, quando conhece Robyn Plummer no Grupo de Apoio a Jovens com TOC, ele fica perdida e desesperadamente atraído por ela. Robyn tem uma voz hipnótica, olhos azuis da cor do céu revolto e uma beleza estonteante que faz o corpo de Adam doer. Adam está determinado a ser o Batman para sua Robyn, mas será possível ter uma relação “normal” quando sua vida está longe de ser isso?




 Autor: Teresa Toten  Páginas: 316 Editora: Bertrand  ISBN:9788528620603

Hello leitores, tudo bem com vocês?


Meus deus que semana foi essa? Sinceramente um das semanas mais difíceis da minha vida, eu tenho tido problemas de saúde constante, além dos estudos e trabalho, este é mais um dos motivos pelo qual vocês tem me visto pouco por aqui! Mas em breve as coisas vão melhorar e tudo voltará ao normal inclusive as postagens do blog, enfim chega de blá blá vamos falar do verdadeiro herói por aqui.

Adam Spencer Ross é um jovem de 15 anos com debilitante transtorno obsessivo-compulsivo: ele conta, ele ordena, ele tem problemas com portas. E ele freqüenta um grupo de apoio com outros adolescentes e todos têm suas próprias lutas de ansiedade. É lá que ele conhece e se apaixona instantaneamente  por Robyn, a garota, é a certeza que vai motivá-lo, e colocar sua vida em conjunto.
. Crescer imediatamente.
. Criar coragem.
. Manter a coragem.
.Ficar normal.
. Casar com Robyn Plummer.



Mas não é tão simples. A vida de Adam é complicada, pais divorciados, uma mãe com tendências acumulativas(pessoas que acumulam qualquer tipo de coisa até não ter mais espaço para andar em casa) um meio-irmão mais novo chamado Docinho que vive com o pai em fúrias e birras que só Adam pode acalmar. O grupo de apoio se reúne diariamente na sala 13B, cada um deles tem um apelido de super-herói, Adam se torna Batman. Usando a empatia e este alter-ego ele constrói fortes ligações com os outros membros do grupo, especialmente com a bonita Robyn. 



Era como se a roda-gigante tivesse dado uma volta completa e Adam estivesse bem no topo. Era assim que Robyn Plummer o fazia se sentir. Ela o Fazia se sentir mais forte do que era, mais são do que era. E ela precisava dele.

Livros sobre saúde mental escrita para os adolescentes estão se tornando mais e mais disponível, o que é uma coisa boa. Especialmente quando eles são bem escritos, envolvendo histórias com personagens interessantes. Este livro cai nessa categoria. A tensão entre Batman e Robyn, o drama com a mãe de Adam e as cartas misteriosas que ela tem recebido, são um dos destaques principais. Será que Robyn vai se apaixonar por Adam? Nosso protagonista será capaz de lidar com condições mais graves de TOC? E o mais importante, Adam continuará sendo o mesmo?


Este e o primeiro livro que leio sobre TOC,  inicialmente eu fiquei muito confusa! As coisas aconteceram rápido demais para alguém como eu que jamais havia feito qualquer tipo de pesquisa sobre o assunto. Portanto não saberia dizer se gostei ou não da leitura. Mas... acabei amando cada minuto que passei com Adam e seus amigos, e, francamente, eu gostaria de passar mais tempo com eles! Adoro a forma como eles lidam com os problemas se passando por super heróis, o que na minha opinião e uma ótima forma de começar de  se ajudar.

Adam é um homem jovem, com muitos desafios pessoais e externos, ele e um forte lembrete de que há heróis comuns em nossas vidas, todos os dias. Senti muita pena do Adam em diversos momentos durante a leitura, ele novo demais para assumir tantas responsabilidades, seu pai e sua madrasta, são duas pessoas que deveriam agir como adultos, mas a principal causa de seus problemas, esta ligada á mãe! Eu diria que ela precisava de mais ajuda do que o próprio filho.

A narrativa é em terceira pessoa. Eu particularmente não sou muito fã, mas admito que se encaixou perfeitamente com enrendo, o foco esta totalmente voltado para Adam, a escrita em terceira pessoa facilita a interação do protagonista com o restante dos personagens, graças a Teresa Toten, não são poucos, tivemos a oportunidade de conhecer e nos apegar a cada um deles, gostaria de saber mais sobre a vida do Thor, senti falta de um aprofundamento maior. Não sei muito o que dizer sobre o final, na verdade não posso! Pois seria uma grande spoiler, mas devo confessar que ele realmente me incomodou. Mas querem saber? Vale a pena cada segundo se aventurar com esses heróis improváveis! Livro recomendado.



Ingrid Micthell
Escorpiana, 23 anos, apaixonada por livros e uma boa musica, um desejo? Inverno para uma vida inteira! Sonho em ser publicitaria, criei o blog com intenção de levar a todos minha experiências nos muitos personagem e historias que me transforma em cada livro.

3 comentários:

  1. Oiii Ingrid

    Nunca li nada sobre TOC. Confesso que fujo um pouco de livros sobre doenças por sempre identificar como livros tristes, mas esse parece ser diferente, com uma outra abordagem, acho que daria uma oportunidade.
    A resenha ficou ótima.

    Beijos

    unbloglitteraire.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  2. Oie Ingrid, tudo bom?
    Que vida complicada a dessa protagonista ein... nunca li nada que tivesse o tema TOC inserido.

    Interessante... adorei o blog, vou seguir jaaaa
    beijos, espero vc no https://colecionadoresdelivross.blogspot.com.b

    ResponderExcluir
  3. Olá, Ingrid. Tudo bem?
    Sua resenha, como sempre, ficou perfeita. Gostei bastante da premissa da obra e fiquei bem interessado. Realmente essa abordagem de problemas com adolescentes tem se tornado mais comum. Contudo, isso é bom. Afinal, serve também para conscientizar.
    Acredito que gostarei bastante da trama, então já quero conferir.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de outubro. Serão dois vencedores, dividindo 5 livros.

    ResponderExcluir

 
© Blog Resenha Atual - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo